Ao longo do último século foi aperfeiçoado e difundido um tipo de comunicação que hoje tem forte presença no nosso dia-a-dia: os sinais que atravessam o ar na forma de ondas eletromagnéticas. É dessa forma que, hoje em dia, são transmitidos os sinais de rádio, celular e boa parte dos sinais de televisão e internet. Porém o que por um lado pode ser visto como uma ampliação do alcance e da velocidade de propagação das informações, por outro lado, em alguns contextos, representou uma camada a mais de exclusão. Em uma sociedade cada vez mais baseada na comunicação digital, comunidades que não são atendidas por infraestrutura de acesso a esses meios ficam prejudicadas.

Uma alternativa para se contrapor a esse tipo de exclusão é construir redes de comunicação baseadas nas próprias comunidades. Essa possibilidade exige processos de formação e organização locais que garantam o funcionamento da rede. Vamos debater essa possibilidade com dois integrantes da Rede Mocambos (https://www.mocambos.net/tambor/pt). Ambos participaram da mobilização para implementar redes de internet comunitária em diversas comunidades, incluindo a comunidade Kalunga Vão do Moleque. A conversa será hoje, sexta-feira, 22/10, às 16h, com mediação do professor de Física da Licenciatura em Educação do Campo da UnB Nathan Carvalho Pinheiro, que vai explorar relações entre o tema e conceitos de eletromagnetismo estudados no curso.

>>> ATENÇÃO - esta semana faremos em outra plataforma:

ENTRE na Sala NPDD do Jitsi DCCL Tainã/SoSa/Mocambos

Essa é uma aula aberta do componente curricular "Eletromagnetismo e a vida no campo", da Licenciatura em Educação do Campo da UnB. Nas aulas abertas discutimos a relação de conceitos estudados no componente com contextos do campo. Todas/os que se interessarem pelo tema estão convidadas/os a participar. Quem não estiver matriculado no componente pode se inscrever para participar das aulas e receber certificado como atividade de extensão. Seguem abaixo instruções de como fazer.

Dúvidas: nathancp @ unb.br

Como se inscrever no evento de extensão?

Quem não está matriculado no componente curricular, pode aproveitar as aulas abertas como evento de extensão. Isso dá possibilidade ao participante de receber um certificado de participação. Para isso, siga os passos:

1- Entre no sistema de eventos de extensão da UnB: https://sig.unb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf

2- Entre com seu e-mail e senha do SIGAA-UnB, ou clique em "Ainda não possuo cadastro!" se não tiver.

3- Clique em "Cursos e Eventos Abertos" no menu da esquerda.

4- Em "Título da Ação" digite "aulas abertas" e clique na seta verde ao lado de "Ciclo de aulas abertas de "Eletromagnetismo e a Vida no Campo""

5- Preencha as informações pedidas e clique em "Confirmar inscrição" (não precisa enviar nenhum arquivo).

6- Ainda não acabou! Clique em "Página inicial" e repita o procedimento para localizar novamente o Ciclo de aulas abertas. Então clique no quebra-cabeças ao lado da seta verde, para ir para a inscrição nas mini-atividades.

7- Se inscreva nas aulas em que pretende participar. Você receberá um certificado para cada uma que participar. Segue a programação de aulas e horários:

17/09/2021 - Acesso à energia elétrica no campo e na cidade (já ocorrido) 24/09/2021 - Como evitar a queima de aparelhos elétricos? (já ocorrido) 08/10/2021 - Instalação elétrica nas casas kalungas 15/10/2021 - Construindo geradores elétricos em comunidades rurais 22/10/2021 - Ondas eletromagnéticas e comunicação em comunidades do campo 29/10/2021 - Como armazenar energia solar 05/11/2021 - Possibilidades para o eletromagnetismo na educação do campo

Vídeos das aulas já ocorridas: https://www.youtube.com/channel/UCo_Y8pDwe-uh8zNtwfV8WmA

www.mocambos.net (https://www.mocambos.net/tambor/pt) Notícias | TAMBOR - Rede Mocambos comunicação quilombola

Flyer Oficina