E maracaié! na boca do peixe a gente tem muito que aprender! E maracaié no pulo da onça pintada a gente tem muito que aprender!

AULA ABERTA "ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E COMUNICAÇÃO NAS COMUNIDADES"

Ao longo do último século foi aperfeiçoado e difundido um tipo de comunicação que hoje tem forte presença no nosso dia-a-dia: os sinais que atravessam o ar na forma de ondas eletromagnéticas. É dessa forma que, hoje em dia, são transmitidos os sinais de rádio, celular e boa parte dos sinais de televisão e internet. Porém o que por um lado pode ser visto como uma ampliação do alcance e da velocidade de propagação das informações, por outro lado, em alguns contextos, representou uma camada a mais de exclusão. Em uma sociedade cada vez mais baseada na comunicação digital, comunidades que não são atendidas por infraestrutura de acesso a esses meios ficam prejudicadas.

Uma alternativa para se contrapor a esse tipo de exclusão é construir redes de comunicação baseadas nas próprias comunidades. Essa possibilidade exige processos de formação e organização locais que garantam o funcionamento da rede. Vamos debater essa possibilidade com dois integrantes da Rede Mocambos (https://www.mocambos.net/tambor/pt). Ambos participaram da mobilização para implementar redes de internet comunitária em diversas comunidades, incluindo a comunidade Kalunga Vão do Moleque. A conversa será hoje, sexta-feira, 22/10, às 16h, com mediação do professor de Física da Licenciatura em Educação do Campo da UnB Nathan Carvalho Pinheiro, que vai explorar relações entre o tema e conceitos de eletromagnetismo estudados no curso.

Continue lendo...

A Casa nesse mes comemora 31 anos de Património, Memória e Resistência!!!

A programação será online do dia 14 até 20 de dezembro.

Confira no site da Casa de Cultura Tainã

Continue lendo...

Estamos mais uma vez juntos na Italia com o movimento hacker, Hackmeeting 0x14. Depois encontras alguns amig@s, encontro também o parceiro Samba, italo-brasileiro que já compartilhou algumas vivencias na Rota Kalunga e em breve voltára ao Brasil. Entre uma oficina e uma conversa, a capoeira encont...

Continue lendo...

De 9 a 11 de agosto de 2017, mocambolas da rede vão estar em Oaxaca, Mexico, apresentando nossa luta e experiencias no "Foro Internacional sobre Medios Indígenas y Comunitarios". O encontro, organizado pelo Instituto Federal de Telecomunicações do Mexico e a UNESCO, vai ter experiencias de p...

Continue lendo...

Tc e Layla estão em Bonn na Alemanhã para participar do DW Global Media Forum, um dos principais eventos mundiais sobre midia, que discute esse ano o tema "Global inequalities", desigualdades globais.

A seguir a rota continua para Sicilia para um pequeno tour no sul da Italia. A seguir o chamad...

Continue lendo...